Resolvido
Obras da Ponte do Costa devem ser retomadas na próxima semana
Após empresa retirar os materiais do local, Daer diz ter havido um acordo com a construtora
Divulgação -
As obras de construção da nova Ponte do Costa, paradas desde o final de outubro, devem ser retomadas na próxima semana. Reivindicação antiga da comunidade piratiniense, a iniciativa finalmente saiu do papel em obra orçada em R$ 6,3 milhões, com recurso proveniente da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Ela é localizada na ERS-702, o principal acesso a Piratini.
Uma fonte ligada à empresa responsável pela obra, a Traçado Arquitetura e Engenharia, disse que a interrupção das obras no final de outubro foi motivada por questões complexas. Uma delas era a necessidade de aditivos no projeto inicial. "Nem é questão de valores. A gente sabe que costumam haver lapsos de pagamentos, mas não é isso", garantiu. A fonte afirma que as condições para realizar o trabalho e a validação para fazer o processo produtivo funcionar eram os principais motivos. Isso porque o proposto no projeto inicial não era viável na prática e por isso foram necessárias as alterações.
A iniciativa pegou o município de surpresa. Antes do anúncio da retomada das obras, o prefeito Vitor Rodrigues (PDT) lamentou a interrupção. Ele estava em viagem na semana passada e quando retornou, encontrou o canteiro vazio. A obra é realizada com dinheiro do governo estadual. A atual Ponte do Costa está em péssimo estado de conservação e é cenário de diversos acidentes. Na opinião do prefeito, a nova estrutura será uma resolução para o problema e servirá também ao desenvolvimento de toda a região.
Por meio de nota no final da tarde de ontem, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou ao Diário Popular que as arestas foram aparadas e a construção deve seguir normalmente a partir da próxima semana. "O Daer informa que em reunião realizada hoje (ontem) pela manhã entre a direção do departamento e a empresa Traçado foram resolvidas algumas pendências contratuais e acertada a retomada dos serviços, que devem recomeçar na próxima semana com a conclusão dos vãos necessários."
A previsão inicial era de que a obra seria entregue em junho do próximo ano. No entanto, o prefeito comentou que o processo poderia ser concluído ainda no final deste ano. Em março, 60% da obra já estava concluída, segundo nota do governo do Estado. A construção terá 159 metros de extensão.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário